sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Balanço campanha salarial 2010 e propostas para 2011



CAMPANHA SALARIAL 2010: ACORDO HISTÓRICO?

O acordo dos bancários de 2010 foi realmente histórico: nunca uma categoria que poderia conseguir tanto conseguiu tão pouco. Para ter uma medida do quanto o nosso acordo esteve aquém das possibilidades, basta considerar três fatos: 1º) o lucro bilionário dos bancos, que segue crescendo ano a ano; 2º) outras categorias em ramos da economia com lucros muito menores conseguiram acordos melhores que o nosso (metalúrgicos conseguiram 10,8%, petroleiros conseguiram 9%); 3º) a força da greve de 2010, que em muitos Estados teve 100% das agências paradas nos bancos públicos. Mesmo assim, os bancários ficaram apenas nos 7,5%...
Para encontrar uma explicação para esse resultado pífio, e mais importante, nos preparar para as campanhas futuras, precisamos discutir em profundidade uma série de questões relativas à situação da categoria:
1. A questão mais escancarada e que afeta radicalmente nossas possibilidades de organização é a divisão entre trabalhadores de bancos públicos e privados. Os trabalhadores de privados têm pouquíssimas condições de se organizar para a luta e entrar de fato nas greves, devido à ameaça de demissão que paira permanentemente sobre suas cabeças. Os grupos que estão no controle do movimento sindical há décadas optaram por um “sindicalismo cidadão”, de colaboração com a patronal, que se abstém de organizar os trabalhadores e deixou de enfrentar a questão fundamental para este setor: a estabilidade no emprego, que deveria ser o ítem nº1 da pauta de reivindicação para privados, seguida do reconhecimento de delegados sindicais. Estes seriam os pontos de partida para que possa haver organização nos locais de trabalho, para enfrentar, além das campanhas salariais, as lutas cotidianas por condições de trabalho, contra o assédio moral, etc.
2. Os trabalhadores de bancos públicos têm diminuído ano a ano sua participação nos piquetes e assembléias, pois a estratégia da mesa única impede que entrem em confronto direto com seu patrão, o governo federal. Se a campanha fosse unificada, mas com mesas separadas, isso seria melhor para os dois setores, pois os trabalhadores de bancos públicos se sentiriam muito mais estimulados a participar, inclusive em condições de fazer piquetes nos bancos privados, que hoje praticamente inexistem.
3. O controle do sindicato por um partido político fez com que a campanha salarial fosse adiada em um mês. Nossa data-base é 1º de Setembro, mas a assembléia para deflagração da greve foi apenas no dia 28, pois o sindicato estava mais preocupado em eleger seus candidatos. Independentemente das preferências políticas e projetos de seus dirigentes, a tarefa de um sindicato deve ser sempre prioritariamente a organização da categoria.
4. A greve, que deveria ser produto de uma longa e bem feita preparação, que poderia contar com etapas prévias como “venda zero”, operação padrão, e outras táticas alternativas, que deveria ser o último recurso de uma campanha, a máxima demonstração de força dos trabalhadores, se transformou no primeiro recurso de uma diretoria sem capacidade real de mobilização, o que acaba aparecendo como fraqueza dos trabalhadores contra a patronal. A greve não paralisa de fato os lucros dos bancos, não paralisa a internet, o auto-atendimento, a compensação, e nem mesmo as agências, pois os gerentes continuam fazendo negócios a todo vapor com os clientes de alta-renda, sem serem incomodados pelo público em geral, barrado na entrada por uma “greve de faixada”.
5. As campanhas são conduzidas de modo ditatorial pela diretoria do sindicato, desde a definição da pauta de reivindicação (chegou-se ao cúmulo de ter uma pesquisa via internet como indicação para a pauta), sem reuniões e assembléias que permitam a todos os trabalhadores apresentar suas propostas e se preparar para lutar coletivamente por elas, até a própria greve, que teve apenas cinco assembléias. As assembléias são burocráticas, não se abre o direito à fala para que se façam propostas, e quando há falas, não se colocam as propostas em votação, e quando há votação, não se abre direito de defesa, ao passo que a diretoria fala durante horas. Os trabalhadores são convocados apenas para levantar o crachá. A diretoria está tão desmoralizada e sem base social que precisa convocar os gerentes em massa, em acordo com a direção dos bancos, em assembléias as 19:00 hs, para votar o fim da greve, pois não é capaz de convencer os grevistas.
6. A diretoria está ficando cada vez mais despudorada em seus métodos para acabar com a mobilização. Na assembléia da Caixa, os dirigentes não hesitaram em mentir descaradamente, dizendo que a greve tinha acabado no Rio, sendo que a assembléia tinha aprovado continuidade, e em omitir o redutor da PLR, tudo para fazer com que o acordo fosse aprovado e a greve acabasse em São Paulo.

Em resumo, a greve de 2010 foi forte porque teve grande adesão, mas foi fraca porque teve baixa participação, um paradoxo que só se explica pelo fato de que os bancários estão revoltados com os salários e as condições de trabalho, mas não acreditam mais no atual modelo de campanha salarial.

COMO VIRAR A MESA EM 2011

A preparação de uma campanha salarial deve começar assim que termina a anterior. Cada ano tem suas características, em função dos eventos do calendário, que em 2010 teve Copa do Mundo e eleições gerais. Por isso defendemos desde fins de 2009 que a preparação da campanha salarial fosse antecipada, para evitar os problemas que tivemos este ano...
Em 2011 teremos eleições para a diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o mais importante do país, com mais de 120 mil trabalhadores na base, capaz de determinar com seu peso os rumos das lutas da categoria em nível nacional. A eleição acontece em maio e para estar apto a votar é preciso estar sindicalizado pelo menos seis meses antes.
A eleição para a diretoria do sindicato é uma excelente oportunidade para colocar em discussão um projeto de sindicalismo para os trabalhadores bancários. Esse projeto, na nossa concepção envolve duas tarefas:
1º) A primeira e principal tarefa, com objetivos de longo prazo, é construir um movimento em que os bancários sejam de fato protagonistas. Devemos organizar os trabalhadores por banco e por região, com reuniões periódicas, para discutir as questões que mais afetam os bancários no seu dia a dia, e também a preparação das campanhas salariais, a formação de comandos de greve e piquetes independentes da diretoria. Independentemente de quem ganhar a eleição de 2011, é preciso organizar um movimento de trabalhadores de base, a partir dos delegados sindicais, onde houver, ou representantes reconhecidos dos locais de trabalho. A organização de base é o único alicerce que pode garantir a mobilização, para que haja mais avanços nas lutas, esteja a diretoria do sindicato trabalhando a favor ou contra, como está hoje. Essa organização deve ser permanente, antes, durante e depois das campanhas salariais e eleições sindicais.
2º) No curto prazo, esse processo de organização pela base pode vir a se expressar na construção de uma Chapa de Oposição Unificada para a eleição de 2011. Para isso seria preciso que houvesse um processo de reuniões, plenárias e pré-convenções, organizadas por banco e por região, que pudesse contar com a participação de todos os bancários que estivessem interessados em apresentar propostas e lutar para mudar não apenas a direção do sindicato, mas a prática sindical, o modo como a entidade se relaciona com a categoria e a forma de organização dos trabalhadores. Essa seria a única forma possível de construir uma convenção democrática, capaz de aprovar um programa que seja a síntese das aspirações dos trabalhadores e que seja o fundamento para uma chapa verdadeiramente legítima. E também de fazer da campanha da chapa uma forma de avançar para uma organização permanente dos bancários, que possa, depois de passada a eleição do sindicato, com vitória ou derrota, seguir defendendo e colocando em prática essas propostas. Faremos nossas contribuições para o debate e propostas nos nossos próximos materiais.
Fazemos o chamado para construir esse processo de discussão a todos os bancários, independentemente de estarem organizados em correntes e partidos ou não. Chamamos os bancários para mudar o sindicato, mudar o sindicalismo, mudar a forma de organizar os trabalhadores, para que tomem suas vidas e sua história em suas próprias mãos.
Um outro sindicato é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário