sábado, 21 de janeiro de 2012

Especial Caixa Econômica Federal


Panfleto lançado na campanha salarial de 2008


ESPECIAL CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Mais uma vez a parceria Governo, Caixa e Direção Sindical coloca a campanha dos bancários e bancárias da CEF numa situação difícil, mas é possível sair dela.
Desnecessário reproduzir uma vez mais o absurdo que foi a assembléia de 29/09/2008 da base de São Paulo. O que temos de concreto é o descompasso entre importantes centros que permanecem em greve por tempo indeterminado (Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, RN, MA, BU) e as outras regiões como São Paulo, por exemplo, onde após a paralisação de 01.10.08 a “normalidade” voltou às agências e departamentos. Esta fragmentação só interessa aos pelegos e patrões.
Temos de um lado a demonstração inequívoca da disposição de luta evidenciada, nas várias paralisações. Por outro lado a teimosia e os interesses inconfessáveis das direções sindicais viciadas e burocratizadas procuram dividir os trabalhadores nacionalmente. O que fazer?
Algo realmente precisa ser concretizado. Por outro lado, não podemos tomar atitudes que coloquem em vulnerabilidade os empregados e ativistas que na prática são os verdadeiros responsáveis pela organização dos trabalhadores da CEF.
Assim, propomos duas iniciativas principais, ao lado de outras que possam nos levar à superação das dificuldades que se apresentam.
A primeira se constitui numa iniciativa protagonizada por bancários a partir dos locais de trabalho e que visa implantar mudanças no Estatuto do Sindicato colocando em prática princípios caros e que são diariamente desrespeitados pelos nossos dirigentes sindicais.
É necessário e urgente implementar mecanismos como a Proporcionalidade Direta em todas as votações(Diretoria do Sindicato principalmente), a revogabilidade e a limitação no número de mandatos, eleições prévias nas bases para escolha dos futuros dirigentes, Diretoria Colegiada evitando “poderosos chefões", expansão das OLT(s) (Organização por Local de Trabalho). Isto se dará através de plebiscito/ assembléia, e a participação de toda a categoria, o que demandará um tempo maior. Fazemos aqui um chamado público a todas as Organizações, Coletivos, Grupos e bancários em geral que tem acordo com a proposta para atuarmos juntos na obtenção de tal conquista.
De caráter imediato, propomos ato junto à sede do sindicato com caráter de denúncia e repúdio às ações unilaterais da Diretoria do Sindicato de SP com participação da imprensa, da população em geral dos bancários e bancárias exigindo assembléia específica no final de semana e greve na segunda-feira próxima (06/10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário